A úlcera venosa é uma lesão crônica associada à hipertensão venosa de membros inferiores. Em outras palavras, é um tipo de ferida que surge principalmente nas pernas, devido a insuficiência venosa.
Sua formação é devida a falta de retorno de sangue venoso, com extravasamento de conteúdo das veias e prejuízo na drenagem de toxinas dos tecidos pelas mesmas. Dessa forma, não cicatrizam facilmente, além de promover inchaço e escurecimento na pele. Apesar de não ser uma condição fatal, causa grande desconforto e pode até mesmo gerar incapacidade para o indivíduo.
Além de uma ferida bastante característica, geralmente na parte interna do tornozelo, que se torna profunda, com bordas definidas e fundo de cor vinhosa, a úlcera venosa apresenta outros sintomas, como:
Todo seu diagnóstico é realizado a partir da exame físico criterioso da área, com localização, tamanho, profundidade, presença de líquido e inchaço na região. As pessoas com maior risco de desenvolverem úlceras venosas são as que já tiveram uma úlcera de perna ou que apresentam varizes em estados avançados.
Em suma, o principal objetivo do tratamento da condição envolve a prevenção do surgimento de novas úlceras, alívio da dor, melhora da circulação venosa e promoção da cicatrização da úlcera já presente.
A princípio, recomenda-se a limpeza diária da ferida, para evitar que ocorram infecções. Ela deve ser feita com auxílio de soro fisiológico, que não interfere no processo de cicatrização. Após, é recomendado um curativo com hidrogel, papaína ou colagenase, que são substâncias que possuem a capacidade de remover o tecido morto e facilitar a cicatrização.
Uma das associações no tratamento para a úlcera Venosa é a terapia compressiva. Ela consiste no uso de meias ou faixas compressivas, que têm como objetivo estimular a circulação local, diminuindo o inchaço e risco de formação de novas feridas. Seu uso deve ser prescrito por médico vascular.
Além disso, é importante também movimentar a perna, por meio de caminhadas ou exercícios de fisioterapia. Elas ativam a circulação local e diminuem o congestionamento de sangue.
A melhor forma de tratamento é a prevenção. Assim, entre algumas medidas específicas que devem ser tomadas, incluem:
Você ainda tem dúvidas sobre a úlcera venosa? Entre em contato com o Dr. Simon Benabou para saber mais informações!