8 sinais para procurar um vascular

Nós sabemos que para tratar problemas de pele, devemos procurar um dermatologista; para tratar problemas hormonais, um endocrinologista; para tratar problemas ginecológicos, uma ginecologista.

Mas, qual tipo de problema precisamos ter para procurar um vascular?

Essa é uma dúvida importante.

Para saná-la, vamos te explicar 08 sinais para procurar um vascular.

Primeiro, entenda a função desse profissional.

O que faz um médico vascular?

O médico vascular é responsável por estudar e tratar problemas de saúde que envolvem a circulação sanguínea.

Ele se encarrega do funcionamento dos vasos sanguíneos de todo o corpo, artérias e veias, como pernas, braços, tronco e pescoço.

Existem algumas exceções em relação ao trabalho do vascular..

Por exemplo, se o seu problema circulatório envolve obstrução ou redução da circulação nos vasos sanguíneos do coração, deve ser tratado especificamente com um cardiologista.

Caso seu problema vascular seja no cérebro (aneurismas ou hemorragias), é indicado que um neurologista/neurocirurgião realize seu acompanhamento.

Doenças como trombose, varizes, linfedema, isquemia arterial entre outras, são especialidades do médico vascular.

Algumas doenças vasculares são silenciosas e evolutivas. Por isso, merecem atenção e prevenção.

Esse profissional está apto para avaliar globalmente a doença, começando pelo diagnóstico até o tratamento adequado e manutenção da saúde.

É importante ficar atento aos sinais e sintomas de possíveis complicações vasculares e realizar acompanhamento médico periódico.

Para te ajudar a se prevenir, separamos 08 sinais para procurar um vascular. Veja a seguir!

Quando procurar um médico vascular?

1. Dores na região das pernas

Sentir dores ao se movimentar ou caminhar pode ser sinal de problema na circulação sanguínea.

Esse problema deve ser avaliado para descartar causas como varizes e comprometimento das veias e artérias.

1. Histórico familiar de doenças circulatórias

Hereditariedade é um dos principais fatores de risco para praticamente todas as doenças vasculares. Sendo assim, história positiva para AVC, infartos, tromboses, varizes, entre outras muitas doenças circulatórias, em pais, mães, irmãos e até avós, deve ser encarada como um alerta para uma avaliação especializada precoce.

1. Inchaço nos membros

Apesar de ser comum episódios de edema (inchaço) esporádicos no corpo, quando ele ocorre de forma constante pode ser sinal de má circulação nos vasos linfáticos ou comprometimento do retorno venoso.

1. Câimbras

O excesso de cãibras pode indicar problemas circulatórios.

1. Insensibilidade nas extremidades dos membros e/ou pés gelados

Alterações nas sensibilidades dos membros ou dos pés pode indicar associação de doenças da circulação, principalmente em pacientes com longa história de Diabetes.

1. Lentidão na cicatrização de feridas

Úlceras na pele com cicatrização difícil podem sugerir vários tipos de problema, inclusive comprometimentos circulatórios.

1. Mudança da cor da pele

Caso sua pele se torne mais avermelhada, acastanhada, azulada ou até mesmo com coloração esbranquiçada pode indicar problemas nos vasos e veias.

1. Palidez na região dos pés

Os pés pálidos podem indicar problemas de circulação arterial, causado por aterosclerose e obstrução das artérias.

Essa condição tem os mesmos fatores de risco para AVC e infarto.

Então, fique ligado e procure um médico vascular imediatamente se perceber palidez e dor nos pés.

Procure um médico vascular especializado

É fundamental ficar de olho nos sinais para doenças vasculares, pois elas podem causar grandes complicações para a sua saúde. Prevenir e tratar precocemente fazem toda a diferença!

Agende já sua consulta com o Dr. Simon Benabou e evite problemas!