Aneurisma: como prevenir?

Grande parte dos aneurismas são silenciosos, mas quando o rompimento ocorre e provoca sintomas, pode ser fatal.

A taxa de mortalidade para os aneurismas da Aorta chega a 85% dos casos.

Por isso, preveni-los é fundamental para garantir a sua saúde e longevidade.

Pensando nisso vamos te explicar sintomas de aneurisma e dicas de prevenção!

Primeiro, entenda o que é um aneurisma.

O que é um aneurisma?

Ele nada mais é do que dilatação da parede da artéria de forma anormal, a qual pode ocorrer em distintas regiões do corpo.

Essa dilatação pode acontecer em função de um enfraquecimento ou danificação na parede do vaso sanguíneo.

Os tipos mais comuns de aneurisma são o cerebral, tratados pelo Neurocirurgião, e o da aorta abdominal, tratados pelo cirurgião vascular.

Pessoas com histórico de aneurisma na família fazem parte do grupo de risco, uma vez que existe hereditariedade na doença.

Então, se você possui um ou mais parentes de primeiro grau com aneurisma, é importante buscar acompanhamento médico preventivo.

Outros fatores de risco para essa condição são: colesterol alto, obesidade, pressão alta e doenças ateroscleróticas pré-existentes.

Ah! Uso de tabaco também aumenta muito as chances de desenvolver aneurismas, principalmente em homens acima dos 50 anos de idade.

Como saber se tenho aneurisma?

Essa é uma grande questão, pois nem todos os aneurismas são sintomáticos e “avisam” que estão em nosso corpo.

Isso significa que muitas pessoas passam suas vidas inteiras desconhecendo que possuem um aneurisma.

Quando ele cresce e comprime órgãos ao redor ou fica perto de romper, pode manifestar sintomas.

Então, é importante se atentar aos sinais, pois quando ele é sintomático isso significa que já está com tamanho evoluído. A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS NÃO POSSUI NENHUM SINTOMA!

Possíveis sintomas de aneurisma abdominal

1. Aumento pulsátil na barriga;
  2. Dor abdominal ou dor na região das costas;
  3. Queda da pressão:
  4. Dores no peito, dificuldade para respirar ou engolir (aneurismas no tórax)

Caso identifique alguns sintomas listados, procure um médico vascular para uma avaliação com urgência!

Como prevenir?

Caso o aneurisma seja descoberto em sua fase assintomática, podem ser realizadas terapêuticas preventivas para evitar seu crescimento e rompimento.

Por isso, uma forma importante de prevenção é visitar um médico vascular.

Além disso, outras dicas são:

• Fique atento ao risco familiar, ou seja, se você possui parentes de primeiro grau que tiveram aneurisma, rompido ou não;
  • Controle sua pressão arterial!;
  • Mantenha uma alimentação saudável e regule o nível de colesterol no organismo;
  • Evite fazer uso de tabaco;
  • Não faça uso de drogas;
  • Evite consumir álcool de forma excessiva;
  • Faça exames de rotina regularmente, pois a maior parte dos aneurismas são identificados neles.

Para se prevenir, agende já sua consulta com o Dr. Simon Benabou!