Horario de Atendimento:
Segunda à Quinta: das 8h às 18h
Sexta: das 8h às 17h

Caneta laser para varizes funciona?

As pesquisas na Internet sobre canetas a laser para “tratar” varizes e vasinhos estão em alta nos últimos meses. Os equipamentos ganham o mercado com promessas de eliminar as veias varicosas e desobstruir os vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Entretanto, o laser que vem embutido nessas canetas geralmente é apenas uma luz de led, que não tem efeito terapêutico nenhum sobre veias e vasos.

caneta laser para varizes

Os fabricantes da caneta informam que ela emite um laser em uma frequência capaz de estimular as células e ativar o metabolismo da pele, sendo útil para tratar varizes, rugas, acne e oleosidade. No entanto, não existem comprovações científicas de que essas canetas funcionam para eliminar varizes e vasinhos. 

É importante lembrar que tanto as varizes quanto os vasinhos ocorrem em camadas mais profundas da pele e não na superfície. Assim, a luz emitida pela caneta laser não é capaz de atingir estas formações para tratá-las. 

O que ocorre é que, além das promessas enganosas dos fabricantes, pode ser que exista uma confusão das pacientes em relação ao tratamento minimamente invasivo: o laser transdérmico.

A técnica consiste na aplicação de uma luz muito específica e intensa na pele. O calor no local aplicado promove a contração e destruição da veia varicosa. O laser transdérmico pode ser aplicado em varizes pequenas e telangiectasias (vasinhos vermelhos) em qualquer região do corpo, incluindo a face.

Este procedimento deve ser realizado somente por um especialista capacitado para realizar os procedimentos e operar os aparelhos de emissão de laser. Quer saber mais? Agende uma consulta com o Dr. Simon Benabou, cirurgião vascular e endovascular.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Simon Benabou Cirurgião vascular e endovascular

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com Residência nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
CRM–SP nº 144283