Como é o processo de calcificação vascular?
O cálcio é um nutriente fundamental para a formação de ossos e dentes. Devemos ingerir diariamente uma quantidade adequada deste nutriente para usufruir dos benefícios que ele oferece ao organismo, principalmente com o avançar da idade.
O problema acontece quando ocorre o acúmulo de cálcio dentro dos vasos sanguíneos, que não está relacionado com o cálcio ingerido. Junto com os tecidos inflamatórios e placas de gordura, o cálcio forma placas enrijecidas e difíceis de serem quebradas pelo corpo.
Caso não se dissolvam, as placas funcionam como uma barreira impedindo o fluxo natural do sangue dentro das artérias. É assim que acontece a calcificação das artérias.
A calcificação está ligada com a aterosclerose que é a formação de placas de gordura na parede das artérias. A aterosclerose acontece após os 25 anos e vai progredindo com o tempo. A calcificação ocorre um pouco mais tarde e sobre essas áreas de aterosclerose, por volta dos 60 anos. Está ligada aos seguintes fatores de risco:
▶️ Diabetes;
▶️ Pressão alta;
▶️ Tabagismo;
▶️ Idade avançada;
▶️ Insuficiência renal;
A calcificação diminui a complacência das artérias e pode causar insuficiência cardíaca, trombose arterial nas pernas, infarto do coração ou derrame.
O diagnóstico é feito por meio de exames de raio X, tomografia ou ressonância magnética. Faça uma avaliação com o Dr. Simon Benabou, cirurgião vascular e endovascular.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Simon Benabou Cirurgião vascular e endovascularGraduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com Residência nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
CRM–SP nº 144283