Como funciona o tratamento de varizes com espuma?

Pode parecer mágica, mas não é! O tratamento com espuma para varizes tem um resultado impressionante e eficaz!

As varizes atingem cerca de 70% dos brasileiros e as mulheres o grupo de risco mais suscetível à doença.

Além de ser um problema estético, as varizes podem acarretar diversas complicações médicas graves.

Entretanto, existem diversas formas de tratamento. A escleroterapia com espuma é uma delas, sendo a mais eficaz do mercado para varizes de maior calibre, entre as formas não cirúrgicas.

Venha entender como funciona esse tratamento para se livrar das varizes.

Vamos começar!

O que é o tratamento com espuma para varizes?

Essa técnica funciona como uma escleroterapia, em que há aplicação de substância na veia a fim de esclerosar e inutilizar a veia com varize.

Ela tem como objetivo eliminar totalmente as varizes e os vasinhos.

Na escleroterapia convencional é utilizada uma agulha fina para aplicar líquidos (geralmente glicose) na veia.

Já na crioescleroterapia, o líquido utilizado também possui ação térmica, potencializando seu efeito.

No caso da escleroterapia com espuma, a aplicação mistura e agita um líquido esclerosante denominado Polidocanol e ar.

O polidocanol é uma espécie de detergente que tem efeito lesivo a parede interna dos vasos onde for injetado.

Como funciona o tratamento de varizes com espuma?

Quando posso realizá-lo?

A escleroterapia com espuma costuma ser indicada para tratar microvarizes e varizes com até 2mm.

Já no caso de varizes com maior calibre pode ser necessário mais de uma aplicação com concentrações maiores de polidocanol e o foco estará em diminuir o seu tamanho.

Como o tratamento é realizado?

Bem, o funcionamento desse procedimento é simples e deve ser realizado em consultório médico, sem necessidade de internamento ou anestesia.

O primeiro passo do tratamento é a avaliação profissional por um cirurgião vascular especializado, que deverá delinear o diagnóstico do seu caso e o tratamento ideal.

Ele definirá a região, as varizes e a quantidade de sessões necessárias para obter resultados eficazes.

O procedimento consiste em dois passos:

1. O médico localiza as veias com varizes através do ultrassom;
  2. Realiza a injeção da substância esclerosante em formato de espuma na veia.

Essa técnica faz com que a veia varicosa se feche reduzindo a lentidão e acúmulo de sangue nessas veias doentes, melhorando o sistema vascular.

Uma pergunta frequente é “o procedimento dói?”.

Bem, durante a injeção é possível que você sinta um pequeno desconforto, o qual é bem tolerado e desaparece logo após a injeção.

A maioria dos sintomas indesejados pode aparecer após 24-48h da aplicação, podendo durar até 3 semanas. São comuns, vermelhidão, calor e dor nas veias que sofreram a ação da espuma, afinal, ela funciona inflamando esse sistema de veias doentes.

Obviamente, várias medidas especializadas são tomadas antes, durante e após a aplicação para reduzir ao máximo esses desconfortos possíveis.

Como é a recuperação?

Como o procedimento é simples, a recuperação consiste em algumas medidas para auxiliar o retorno venoso e prevenir o surgimento de novas varizes.

Então, recomenda-se que o paciente utilize meia elástica de compressão e não se exponha ao Sol, evitando manchas na região.

Outra dica para ajudar na saúde vascular é realizar caminhadas, para estimular a circulação sanguínea.

Seu médico poderá indicar medicações anti inflamatórias ou para facilitar a circulação após o tratamento.

Depois da recuperação, os resultados são definitivos! O vaso tratado não volta a apresentar varizes.

Mas é importante prevenir e cuidar para que novas varizes não surjam.

Previna e trate as varizes

Para evitar complicações derivadas das varizes como flebite, trombose venosa profunda e inflamação das veias, procure um médico vascular.

O tratamento com espuma é simples, eficaz e duradouro. Agende já sua consulta com o Dr. Simon Benabou.