Horario de Atendimento:
Segunda à Quinta: das 8h às 18h
Sexta: das 8h às 17h

Como funciona o tratamento vascular?

Existem diversos tipos de tratamentos vasculares que são indicados de acordo com o diagnóstico realizado por um especialista.

Hoje vamos te apresentar como funciona 4 tipos de tratamento vascular, para que são indicados e como são realizados. 

Se este assunto te interessa, continue acompanhando. 

Confira!

Do que tratam os procedimentos vasculares?

Os tratamentos vasculares são de responsabilidade de um cirurgião vascular, este é o profissional responsável pelos vasos sanguíneos.

Isto é, abrange o sistema linfático, artérias e veias. 

Esta especialidade poderá tratar o sistema circulatório, exceto coração e cérebro, sendo estas responsabilidades de cardiologistas e neurologistas, respectivamente. 

Apesar da nomenclatura, o cirurgião vascular realiza muito mais do que apenas cirurgias, ele irá garantir que o paciente com patologias do sistema vascular conheça todas as opções de tratamento, clínico ou cirúrgico.

Alguns possíveis tratamentos não cirúrgicos são mudanças de estilo de vida, o uso de medicação, meias compressivas e realização de exercícios físicos.  

Quais possibilidades de tratamento?

As possibilidades de tratamento realizadas pelo cirurgião vascular dependerão do diagnóstico apresentado pelo paciente. 

Confira agora quatro tipos de tratamento vascular e como funcionam!

1 – Laser

O tratamento a laser é indicado em casos de varizes.

O médico cirurgião vascular irá utilizar o calor para danificar a veia e fazer com que um tecido cicatricial se forme, fechando-a.

A veia doente, deste modo, deixa de causar problemas à circulação.

Existem dois tipos de tratamento a laser:

  • Laser transdérmico: realizado na parte superficial da pele e pode tratar vasinhos ou pequenas varizes. São necessárias mais de uma sessão, agendadas a cada 2 ou 3 semanas. 
  • Tratamento a laser endovenoso: este procedimento pode tratar veias maiores. Uma fibra óptica é passada através de um tubo fino para a veia. Possui tempo curto de recuperação e basta utilizar apenas uma anestesia local ou um leve sedativo. 

2 – Cirurgias arteriais e venosas

As cirurgias arteriais e venosas tem como objetivo consertar doenças no fluxo destes vasos por meio de duas técnicas principais:

  • Cirurgia aberta: envolve a abertura da pele, exposição dos vasos sanguíneos doentes e revascularização com troca da área afetada ou confecção de pontes.
  • Cirurgia endovascular: este procedimento envolve o acesso ao interior da circulação por meio de agulhas, são introduzidos fios guias e cateteres guiados por aparelhos de radioscopia. 

3 – Implante de cateteres

São exemplos: acessos para hemodiálise e cateter Port-a-cath.

Este último é indicado para pacientes que precisam de terapias intravenosas e de longa duração. 

Este implante é considerado um procedimento cirúrgico simples, realizado entre 30 e 60 minutos, sob anestesia local ou sedação. 

Existem outros tipos de cateteres como o PermCaths e Hickmans que podem ser inseridos em situações específicas como transplante de medula óssea, doenças autoimunes ou nutrição parental total. 

4 – Acessos para hemodiálise 

A hemodiálise é um tipo de tratamento que filtra o sangue, retirando todas as substâncias tóxicas que se acumulam pelo não funcionamento dos rins. 

O sangue é levado a uma máquina em que passa por dispositivos filtradores e depois devolvido ao paciente. 

Para execução do procedimento, é necessário que um acesso vascular permita que uma grande quantidade de sangue chegue à máquina e retorne ao organismo de modo simultâneo. 

Existem dois tipos de acessos vasculares para este caso:

  • Os cateteres: são inseridos em uma veia profunda até uma posição central. Possui duas vias, uma aspirar o sangue e devolvê-la ao paciente após filtrado.
  • As fístulas arteriovenosas: consiste na confecção de uma comunicação direta entre uma veia e uma artéria. Pode ser feito no braço ou antebraço do paciente.  

Precisa de um cirurgião vascular para te indicar o melhor tratamento? Conheça o Dr. Simon Benabou!

Agora você conhece um pouco mais sobre as possibilidades de tratamentos vasculares e como funcionam. Existe uma infinidade de outras terapêuticas na especialidade!

Caso você esteja em busca de um médico cirurgião vascular que possa te indicar as melhores opções de procedimento, conheça o Dr. Simon Benabou!

Ele é médico especialista em cirurgia vascular e possui toda expertise nesta área. 

Por meio de um atendimento humanizado e tecnologia de ponta, o Dr. Simon Benabou irá cuidar da sua saúde!

Agende já sua consulta e conheça seu trabalho.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Simon Benabou Cirurgião vascular e endovascular

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com Residência nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
CRM–SP nº 144283