Como sei se tenho trombose?
A trombose é uma doença que ocorre quando o sangue que corre por uma veia grande do corpo, geralmente nas pernas, forma um coágulo (trombo), que obstrui ou dificulta o fluxo sanguíneo na região. Entre os sintomas estão dor, inchaço, coloração vermelho-escura ou arroxeada e endurecimento da pele.
Às vezes, um desses coágulos se desprende e viaja pelo corpo, podendo causar tromboembolismo pulmonar ou AVC.
Conheça abaixo as principais causas da doença:
▶️ Varizes;
▶️ Cirurgias;
▶️ Cigarro;
▶️ Uso de anticoncepcionais;
▶️ Terapia de reposição hormonal;
▶️ Consumo excessivo de álcool;
▶️ Imobilidade provocada por prolongadas internações hospitalares;
▶️ Dificuldade de movimentação durante viagens longas em aviões e ônibus.
Com relação ao tratamento, existem dois tipos de trombose: a aguda e a crônica. A trombose aguda é uma variedade da doença capaz de se curar, apenas seguindo as orientações médicas e utilizando anticoagulantes por um período de 3 a 6 meses.
Já a trombose crônica precisa de um acompanhamento mais permanente, sendo explicado ao paciente que deve aprender a conviver com a doença e suas eventuais sequelas.
Evitar o ganho excessivo de peso, praticar exercícios físicos, não fumar e evitar qualquer outro fator de risco é uma forma de prevenir a trombose.
Você se identificou com os fatores de risco? Agende agora um check-up com o Dr. Simon Benabou, cirurgião vascular e endovascular.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Simon Benabou Cirurgião vascular e endovascularGraduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com Residência nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
CRM–SP nº 144283