Conheça os riscos da obesidade para a saúde vascular

Se você deseja evitar problemas vasculares, precisa ficar ligado nos riscos causados pela obesidade e sobrepeso.

Afinal, o peso e a quantidade de gordura no organismo afeta diretamente o sistema circulatório e cardíaco.

Mas, parece que manter o peso saudável se torna cada vez mais difícil em nossa sociedade, com o aumento do sedentarismo e hábitos não saudáveis.

Sabia que a obesidade cresceu 60% nos últimos dez anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde?

Pois é! Ela já é considerada uma epidemia mundial de saúde, atingindo crianças, adolescentes e adultos.

Com isso, inúmeros riscos para sua saúde surgem. Venha conhecê-los e aprender como evitá-los.

Vamos lá!

Porque a obesidade provoca riscos para a saúde vascular?

O principal motivo é o fato da obesidade prejudicar a circulação sanguínea.

No organismo de pessoas com obesidade ou sobrepeso o sangue circula em maior volume, assim, a pressão sanguínea necessária é maior.

Geralmente também a obesidade está associada ao aumento de sódio no organismo, o que afeta as veias, gerando a retenção de líquidos.

O acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos também dificulta a boa circulação sanguínea por meio da inflamação e formação de placas calcificadas no seu interior.

Mas, o que esse cenário pode causar, de fato, na sua saúde? Veja a seguir!

Conheça os riscos da obesidade para a saúde vascular

Quais são os riscos?

Os riscos são diversos, desde hipertensão arterial, varizes, trombose e até infarto do miocárdio.

As varizes são bastante comuns e podem apresentar sintomas de queimação, coceira, inchaço e formigamento.

Elas devem ser levadas a sério!

Não devem ser ignoradas pois indicam que existem problemas vasculares no organismo, que podem demandar até mesmo cirurgia vascular.

A dificuldade no bombeamento sanguíneo pode se desdobrar nos outros riscos da obesidade para a saúde vascular, como:

Acidente Vascular Cerebral

O AVC se caracteriza pela interrupção do fluxo de sangue na região cerebral, em função de algum bloqueio ou rompimento dos vasos sanguíneos.

Ele é a segunda principal causa de mortes no país, podendo ser incapacitante ou letal.

As condições associadas à obesidade (como hipertensão, diabetes, sedentarismo, etc) aumentam as chances de um AVC.

Infarto do Miocárdio

Também conhecido como ataque cardíaco, essa condição causa a morte de células musculares cardíacas.

Isso acontece quando há uma isquemia prolongada, ou seja, redução significativa do fluxo sanguíneo nas artérias que nutrem o músculo do coração.

O principal sintoma que anuncia a chegada do infarto é dor intensa no peito com irradiação para o braço esquerdo.

Trombose

Ela é caracterizada pela formação de um trombo (coágulo) sanguíneo no corpo, causando inchaço, dores e endurecimento da pele.

Os coágulos são causados por uma inflamação na parede do vaso sanguíneo.

Na maior parte das vezes, ocorrem nos membros inferiores.

Cuide da sua saúde vascular

A obesidade pode trazer diversas complicações e doenças para seu organismo, por isso, evitá-la é ideal.

Procure realizar atividades físicas e manter uma alimentação saudável, além de cuidar da saúde vascular.

Para ser acompanhado por um médico vascular especializado, entre já em contato com o Dr. Simon Benabou.

Receba os melhores tratamentos!