Covid-19 pode causar problemas vasculares?
Já se sabe que a covid-19 vai muito além de uma doença respiratória. Ela afeta diversas partes do nosso organismo, inclusive os vasos sanguíneos. Em casos mais graves, pode provocar quadros de trombose — formação de coágulos em veias e artérias que podem bloquear o fluxo sanguíneo e interromper o suprimento de oxigênio e nutrientes para os órgãos.
A probabilidade de ter essa complicação durante ou após a covid cresce nas pessoas que têm varizes, quadro marcado pela dilatação e deformação das veias superficiais das pernas. Ou em pacientes infectados pelo coronavírus, que precisam de internação em Unidade em Terapia Intensiva (UTI).
Pesquisa realizada em um hospital de São Paulo, publicada pela British Medical Journal, apontou que pacientes com covid-19 apresentaram melhoras após o uso de anticoagulantes. De acordo com as evidências, os infectados tiveram uma produção exacerbada de citocinas.
O excesso dessa proteína celular pode causar inflamações que levam à formação de microcoágulos nos vasos sanguíneos. Assim, o pulmão deixa de receber sangue e oxigênio, o que seria a grande causa da sensação de falta de ar em pacientes infectados com o coronavírus.
Outro estudo publicado no British Medical Journal em julho afirma que o vírus aumenta o risco de desenvolver coágulos até 3 meses depois do contágio.
Por isso, não deixe de fazer suas consultas regulares com o Dr. Simon Benabou, Cirurgião Vascular e Endovascular.
Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Simon Benabou Cirurgião vascular e endovascularGraduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com Residência nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
CRM–SP nº 144283