O pé diabético tem cura?

Quem tem diabetes precisa tomar cuidado com a saúde dos pés, pois a doença pode causar perda de sensibilidade nas extremidades. Sem a capacidade de sentir dor, o indivíduo não percebe quando machuca os pés. Em geral, quando a pessoa procura o hospital, a lesão se agravou a ponto de a única saída ser a amputação de parte do membro. Esse quadro pode começar com uma bolha, frieira ou topada numa cadeira. Esse é o chamado pé diabético.

pé diabético

A perda da sensibilidade provocada pela neuropatia periférica (danos nos nervos) é a principal causa do pé diabético. O fluxo sanguíneo reduzido (devido à doença arterial obstrutiva periférica) pode estar associado e agrava o quadro em geral.  Os níveis altos de glicose contribuem para a queda da imunidade, agravando os quadros de infecção local.

Formigamento, sensação de queimação nas pernas e na sola dos pés, dormência, feridas de difícil cicatrização estão entre os sintomas.

O pé diabético tem cura, mas para isso, é preciso tratar a lesão cutânea e controlar a glicemia. O tratamento é feito de acordo com os sintomas que o portador apresenta, como uso de antibióticos, pomadas antimicrobianas, medicamentos, bem como realização de curativo diário nas feridas. Nos casos graves, há a possibilidade de recomendação cirúrgica.

A boa notícia é que o problema pode ser evitado: a prevenção começa dentro de casa. A primeira regra é controlar as taxas de açúcar no sangue, incorporando à rotina uma dieta equilibrada, exercícios e, se for o caso, remédios para regular os níveis de glicose, colesterol e triglicérides.

Procure um médico e mantenha os pés sempre limpos e hidratados! Consulte o Dr. Simon Benabou, cirurgião vascular e endovascular.