O que faz um cirurgião vascular e endovascular?
Como o próprio nome já diz, a cirurgia endovascular, é a cirurgia realizada dentro dos vasos. Dessa forma, ele se encaixa como uma subespecialidade da Cirurgia Vascular. Assim, é usada para o tratamento das doenças circulatórias (dos nossos vasos sanguíneos, arteriais ou venosos).
Mas afinal, qual a diferença entre elas?
A maior diferença entre as duas está na forma do acesso dos vasos que precisam de intervenção. Ambas são indicadas para o tratamento das mesmas enfermidades.
Assim, a cirurgia endovascular alcança o local acometido por punções (agulhas, furos na pele). Já a cirurgia vascular usa de incisões que se iniciam na superfície do organismo.
O cirurgião vascular é justamente o profissional responsável pelas doenças que acometem os sistemas arterial, venoso e linfático. Ele possui também titulação para exercer a cirurgia endovascular e pode utilizar-se de recentes técnicas minimamente invasivas para realizar procedimentos cirúrgicos.
Existem indicações precisas para a realização de técnicas endovasculares. Analogamente, em alguns casos, a técnica tradicional vascular é superior a endovascular. Cabe a este profissional a análise e escolha do melhor critério!
Você tem alguma dúvida sobre a atuação de um cirurgião vascular e endovascular? Entre em contato com a equipe do Dr. Simon Benabou!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Simon Benabou Cirurgião vascular e endovascularGraduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com Residência nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
CRM–SP nº 144283