O que são varizes pélvicas?
As varizes pélvicas são veias dilatadas, tortuosas e com função comprometida dentro da cavidade abdominal, predominantemente ao redor do útero e dos ovários. Há quem não sinta nada, entretanto algumas mulheres possuem sintomas como dor abdominal, desconforto durante a relação, aumento do fluxo menstrual e sensação de peso na região íntima.
A causa principal para as varizes pélvicas é genética. No entanto, alguns fatores podem acelerar ou até mesmo desencadear este processo, como a gravidez e o uso de anticoncepcionais com estrogênio.
Quando existe suspeita da doença é necessário a realização de exames de imagem para confirmar o diagnóstico.
O tratamento das varizes pélvicas pode ser feito com o uso de medicamentos, mas em algumas situações torna-se necessário interromper esse fluxo sanguíneo através da embolização.
A embolização é um método minimamente invasivo, que consiste na realização de um pequeno corte na região da virilha, através do qual é inserido um cateter na veia ovariana dilatada com o objetivo de bloquear o fornecimento de sangue. A taxa de sucesso do procedimento é de 85 a 95% na melhora dos sintomas que comprometem a qualidade de vida das pacientes.
Se você tem alguns sinais como dores durante e depois da relação, cólicas menstruais intensas e sensação de peso e dor no abdome, converse com o seu cirurgião vascular.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com o Dr. Simon Benabou, cirurgião vascular e endovascular.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Simon Benabou Cirurgião vascular e endovascularGraduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com Residência nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
CRM–SP nº 144283