Os benefícios do cateter port-a-cath

Um cateter port-a-cath é um dispositivo totalmente implantado sob a pele no tórax, que permite fácil acesso às veias do paciente. É indicado nos casos em que as pessoas precisem de terapia intravenosa de longa duração, sendo de grande importância durante a quimioterapia.

Uma das vantagens deste dispositivo é o fato de poder ser utilizado em pessoas de todas as idades, mesmo em crianças, dando o conforto de evitar seguidas punções de acesso.

os-beneficios-do-cateter-port-a-cath
Permite que os profissionais de saúde manuseiem uma veia com facilidade, diminuindo o risco de infecção e flebite. Reduz também a dor causada pelas ​​picadas constantes de agulha no braço.

Através de um procedimento cirúrgico simples, é instalado após anestesia local e um sedativo, a duração costuma ser de 30 minutos a 1 hora e o paciente pode ter alta no mesmo dia. Se necessário, poderá receber o medicamento logo após o implante.

Confira as vantagens do dispositivo:

️ Durabilidade, pois pode permanecer no corpo por anos;
️ Menor taxa de infecção;
️ Conforto e mobilidade para o paciente, permite mergulho em águas;
️ Dispensa uso de curativos;
▶ ️ Maior segurança  do tratamento, uma vez que não ocorrem episódios frequentes de flebites, trombose venosa periférica.

O uso desse dispositivo vem ganhando força, principalmente na oncologia, por suas funcionalidades. Quer saber mais? Entre em contato com o Dr. Simon Benabou, Cirurgião Vascular e Endovascular.