Horario de Atendimento:
Segunda à Quinta: das 8h às 18h
Sexta: das 8h às 17h

Pode fazer tatuagem em cima de varizes?

Quem tem vasinhos ou problemas circulatórios nos membros inferiores procuram, às vezes, fazer tatuagem com o objetivo de esconder as varizes. Essa nem sempre é uma opção acertada, pois o próprio ato de tatuar pode lesionar o vaso doente, e provocar uma inflamação local ou na veia. Além disso, o próprio desenho pode dificultar o tratamento. Mas se o indivíduo não tiver varizes salientes nas pernas não há contraindicação para a tatuagem.

tatuagem em cima de varizes

As tatuagens para esconder varizes não são indicadas também para pessoas que têm varizes subdérmicas, isto é, que ficam ao nível da pele. Nesses casos, o contato com a agulha da tatuagem pode provocar sangramento, principalmente em veias de grosso calibre.

A flebite é todo o tipo de inflamação de uma veia superficial, que frequentemente está associada a formação de um trombo (coágulo). Esse trombo pode ir para o sistema profundo, acarretando uma trombose venosa profunda e migrar para o pulmão, causando uma embolia pulmonar. 

Não há como saber exatamente se uma pessoa tem ou não tendência a desenvolver varizes num local desejado para tatuagem. A realização de um ultrassom com cirurgião vascular pode alertar para vasos dilatados mais profundos e ainda não visíveis. O fato de familiares diretos terem varizes aumenta as chances de um indivíduo desenvolver o problema. Por isso, o melhor a fazer é tratar primeiro as varizes e depois consultar um médico sobre a possibilidade de fazer uma tatuagem nas pernas. 

Você sente desconforto ou dores nas pernas e pretende fazer tatuagem? Entre em contato e faça uma avalição completa com o Dr. Simon Benabou, cirurgião vascular e endovascular.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Simon Benabou Cirurgião vascular e endovascular

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com Residência nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
CRM–SP nº 144283