Por que algumas pessoas possuem veias saltadas no corpo?

Então você emagreceu e notou que suas veias estão mais saltadas. Ou então, pegou firme na academia e está preocupado que suas veias estão mais aparentes. Calma, que está tudo certo.

Veias saltadas não são, necessariamente, um problema. Muito pelo contrário, a combinação de três fatores colabora para isso: o baixo índice de gordura corporal, a prática constante de atividade física – principalmente a musculação – e a propensão genética.

veias saltadas

Você deve começar a se preocupar caso, além de ter as veias saltadas, sentir algum tipo de sintoma, como cansaço e queimação, após um dia de trabalho nos membros inferiores.

As varizes também são veias dilatadas, que aparecem principalmente nas pernas e nos pés, mas, diferentemente das veias saltadas saudáveis, elas são tortuosas e perderam a capacidade de fazer o sangue retornar para o coração de maneira eficiente. Além disso, podem causar dor, coceira ou escurecimento da pele. Se não forem tratadas podem, inclusive, aumentar de tamanho.

Histórico familiar, obesidade, sedentarismo, número alto de gestações, uso de anticoncepcionais, tabagismo e permanecer muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé) favorecem o aparecimento do problema.

Além do aspecto estético, as varizes podem trazer diversas complicações mais graves, como flebite, trombose e úlcera varicosa.Você sofre com varizes? Faça uma avaliação com o Dr. Simon Benabou, cirurgião vascular e endovascular.