Qual a relação entre doenças vasculares e tabagismo?
Você já deve ter ouvido falar que o tabagismo é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças vasculares, certo?
Mas sabe qual a relação entre o uso de tabaco e estas doenças?
É isso que vamos te informar hoje!
Continue acompanhando para saber mais sobre o assunto e como se prevenir.
Confira!
O tabagismo e suas consequências para saúde
O fato que o tabagismo tem diversas consequências negativas para a saúde já é muito difundido, diversas campanhas preventivas apontam os riscos.
O cigarro é um produto que possui diversas substâncias tóxicas, não só a nicotina, mas centenas de outros produtos químicos nocivos.
Com o uso contínuo e o passar do tempo, o acúmulo destes produtos no organismo causam danos a diversos órgãos.
A única forma de evitar os danos à saúde é a interrupção do uso de cigarros.
Isso porque, ainda que a quantidade seja diminuída, as substâncias continuam gerando consequências para o corpo.
O benzeno, por exemplo, é uma substância cancerígena que existe na fumaça do cigarro e leva mais de 32 horas para sair completamente do organismo.
O uso de cigarro é a principal causa de mortes evitáveis em todo mundo e possui relação com infarto, doenças vasculares periféricas e derrame devido ao dano que causa nas artérias.
A nicotina presente no cigarro tem efeitos graves nas artérias de todo corpo.
Por ser uma substância estimulante, acelera o coração em cerca de 20 batimentos por minuto por cigarro.
Além disso, aumenta a pressão arterial e atua como um vasoconstritor, isto é, faz com que as artérias se tornem menores.
A consequência é a dificuldade destes vasos em bombear o sangue. Faz também com que o corpo libere reserva de gordura e colesterol no sangue.
Fumar também acelera o processo de aterosclerose, que é o endurecimento e estreitamento das artérias, tornando mais provável a formação de coágulos sanguíneos.
O risco de infarto, derrame e amputação de membros também aumentam devido a redução do colesterol considerado bom e aumento do considerado ruim.
Os riscos de acidente vascular cerebral também crescem devido ao estreitamento das artérias do cérebro e das artérias carótidas, que levam o sangue a este órgão.
O cérebro também pode ficar sem sangue devido a obstruções causadas pelo aumento de gordura no sangue ou coágulos, causando a morte de neurônios.
Estes derrames podem causar comprometimento de diferentes tipos, como a perda da habilidade de falar, se movimentar, e pode até mesmo levar à morte.
Quer saber mais sobre como evitar o desenvolvimento de doenças vasculares devido ao tabagismo?
Agora você já sabe mais sobre a relação entre as doenças vasculares e o tabagismo.
A saída para a prevenção é parar de fumar cigarros.
Para saber mais sobre isso e buscar ajuda especializada, recomendamos uma consulta com o Dr. Simon Benabou.
Ele é médico especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular e está preparado para tirar suas dúvidas sobre as doenças vasculares, além de cuidar da sua saúde.
Agende sua consulta e saiba mais!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Simon Benabou Cirurgião vascular e endovascularGraduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com Residência nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
CRM–SP nº 144283