Qual a relação entre trombose e Covid-19?
Você já deve ter ouvido falar que pessoas acometidas por Covid-19 desenvolveram trombose e ficou preocupado, certo?
Essa informação tem causado medo entre as pessoas. Então é hora de entender melhor qual a verdadeira relação entre trombose e Covid-19!
Vamos lá!
Covid e trombose
A infecção respiratória aguda causada pelo vírus SARS-CoV-2, chamado de Covid-19, afeta principalmente o pulmão dos pacientes.
Mas, em diversos casos, outros sintomas e complicações surgem em decorrência desse vírus, desde problemas neurológicos, renais até hematológicos.
Além disso, a infecção por coronavírus pode gerar coagulação dos vasos sanguíneos finos, na extremidade dos alvéolos, o que impede a oxigenação adequada no sangue.
Atenção! A trombose é justamente a presença de coágulo nos vasos, impedindo a circulação do sangue..
Estudos científicos buscando entender a relação entre trombose e Covid-19 descobriram que o organismo de pacientes em estado grave (geralmente internados em Unidades de Terapia Intensiva) produz altos níveis de citocinas inflamatórias.
Isso causa a ativação da cascata de coagulação, produzindo fenômenos trombóticos.
Portanto, o possível surgimento de trombose nos pacientes, tem relação com os parâmetros anormais de coagulação sanguínea em casos graves de Covid-19.
Nesse caso, o tratamento com anticoagulante pode ser iniciado antes do quadro se agravar para trombose.
A seguir, entenda melhor o que é a trombose e como tratá-la em casos de Covid-19.

O que é trombose?
A trombose é uma doença causada pela constituição de coágulos sanguíneos nas veias e artérias, atingindo principalmente os membros inferiores quando venosa.
Essa alteração da saúde vascular pode desencadear complicações médicas fatais como embolia pulmonar, AVC e ataque cardíaco.
Ela pode ser arterial, quando o coágulo sanguíneo causa o bloqueio de uma artéria e pode levar ao risco de infarto ou pode ser venosa, quando o coágulo bloqueia uma veia, podendo progredir para embolia pulmonar.
Como tratar?
No caso da trombose causada pelo Covid-19, a melhor forma de prevenir é o tratamento da própria infecção respiratória e utilizando a medicação recomendada por seu médico.
Mas, além disso, os riscos de desenvolver trombose dependem dos seguintes fatores de risco:
- Idade (incidência maior em pessoas com mais de 60 anos);
- Tabagismo;
- Hipertensão e/ou diabetes;
- Passar longos períodos imóvel;
- Sobrepeso ou obesidade;
- Gravidez;
- Tendência genética.
Atualmente, para os casos de trombose por coronavírus a principal medicação utilizada no tratamento é a Heparina e seus derivados, um anticoagulante que tem apresentado resultados eficazes e satisfatórios.
Ah! Sabia que essa medicação também pode ajudar no tratamento do Covid-19, além da trombose especificamente?
Pois é! Estudos realizados pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) revelaram uma relação entre a ação da Heparina e o tratamento da síndrome respiratória do coronavírus.
Esse fármaco, além de tratar problemas de coagulação sanguínea e evitar a trombose, também poderia dificultar a entrada do Covid-19 nas células do organismo. Há muito o que desvendar até então.
Cuide da sua saúde vascular
Para evitar complicações vasculares e trombose procure um médico especializado.
Agende já sua consulta com o Dr. Simon Benabou!
Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Simon Benabou Cirurgião vascular e endovascularGraduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com Residência nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
CRM–SP nº 144283