Quando a trombose vira embolia?

O tromboembolismo venoso ocorre quando o sangue coagula dentro das principais veias do corpo, principalmente nas pernas e coxas, originando a trombose venosa. Esse trombo pode se deslocar e seguir para os pulmões, causando a embolia pulmonar.

Essa complicação pode ocorrer em até 15% dos casos de trombose venosa profunda. E é um evento capaz de colocar a vida do indivíduo em risco em função da insuficiência respiratória aguda, quadro que gera grande dificuldade para respirar.

trombose

Quando ficamos muito tempo sem andar, sentados ou deitados, o risco de tromboembolismo venoso torna-se elevado. O aumento da coagulação do sangue é um fator desencadeante.

A dor na panturrilha, não muito intensa, mas capaz de dificultar o andar, é sinal de que algo não vai bem.

Apesar do risco ligado à idade avançada (acima dos 60 anos), adolescentes e adultos podem ser acometidos. Outros fatores de risco são obesidade, tabagismo, cirurgia, varizes, câncer, insuficiência cardíaca, uso de pílulas anticoncepcionais, reposição hormonal e predisposição genética.

O diagnóstico do trombo pode ser feito com o ultrassom com doppler, tomografia e ressonância magnética. O tratamento do tromboembolismo é realizado com medicamentos anticoagulantes.

Há suspeita de embolia pulmonar quando o paciente sente falta de ar, dor para respirar e tosse seca, sem a presença de infecção respiratória.

Faça uma avaliação com o Dr. Simon Benabou, cirurgião vascular e endovascular.