Quanto tempo dura uma cirurgia endovascular
A cirurgia endovascular é uma subespecialidade da cirurgia vascular na qual o cirurgião utiliza técnicas minimamente invasivas para tratar doenças e complicações do sistema vascular. O procedimento é realizado através de pequenas punções na região inguinal do paciente, por onde são inseridos cateteres – uma espécie de tubo fino – que navegam pelo sistema circulatório até chegar no vaso a ser operado.
Os cateteres são manipulados à distância e controlados por monitores, que permitem ao cirurgião vascular visualizar com precisão todo o caminho a ser percorrido. Dependendo da patologia a ser tratada, o cateter transporta stents – uma pequena estrutura metálica usada para manter o vaso no calibre desejado – ou uma endoprótese – utilizada para tratar a parede do vaso lesionado.
Alguns problemas que podem ser tratados por esta técnica são: aneurisma, lesões obstrutivas em artérias carótidas, renais ou em vasos sanguíneos nas pernas, varizes pélvicas, miomas uterinos e dissecção da artéria aorta.
Conheça os benefícios da cirurgia endovascular:
🔸 Cirurgia com duração de cerca de duas horas, no caso de aneurisma;
🔸 Retorno para casa em cerca de 72 horas;
🔸 Riscos mínimos de complicações após o procedimento;
🔸 Cicatrizes menores;
🔸 Pós-operatório sem grandes incômodos;
🔸 Tempo de recuperação menor
Quer saber mais sobre a técnica cirúrgica? Agende uma consulta com o Dr. Simon Benabou, cirurgião vascular e endovascular.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Simon Benabou Cirurgião vascular e endovascularGraduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com Residência nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
CRM–SP nº 144283