Quem tem varizes pode fazer atividade física?
Se as primeiras varizes surgiram, inclua exercício físico em sua rotina. Quase todas as atividades podem ser realizadas, desde que se dê a devida atenção à carga utilizada para trabalhar os membros.
Pode ser corrida, caminhada, bicicleta, natação e até musculação. Inicialmente, a carga deve ser mais baixa, deixando os músculos irem se adaptando aos poucos ao peso, sempre sob orientação de um especialista. A hidroginástica também é uma ótima opção, já que seus impactos são reduzidos na água.
O motivo é que, quando estamos em movimento, contraindo os músculos da perna, a contração ajuda a bombear o sangue para cima. Por isso, a prática de atividade física é uma das formas de manter ativa e saudável a circulação sanguínea do nosso corpo.
A panturrilha é o coração da perna. É preciso mobilizar, fortalecer e alongar os músculos dessa região para ajudar o retorno venoso. A contração do músculo posterior da panturrilha empurra o sangue para cima sem forçar muito as veias que fazem o trabalho de devolver o sangue ao coração.
Por este motivo, os exercícios são ótimos para retardar o aparecimento de vasinhos e varizes para quem tem predisposição a esse problema. E colabora ainda para pessoas que têm esse diagnóstico não evoluam para quadros mais graves, principalmente aquelas que trabalham muito tempo em pé ou sentadas. Deseja tratar vasinhos ou varizes? Consulte o Dr. Simon Benabou, cirurgião vascular e endovascular.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Simon Benabou Cirurgião vascular e endovascularGraduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com Residência nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
CRM–SP nº 144283