Todo pé diabético precisa de cirurgia?
Quem tem diabetes precisa tomar cuidado com a saúde dos pés, pois a doença pode causar perda de sensibilidade nas extremidades. Sem a capacidade de sentir dor, o indivíduo não percebe quando o machuca. E um pequeno machucado pode infectar e evoluir para a amputação de uma parte ou de todo o membro inferior.
Também contribui para esse quadro o fato de que diabéticos tendem a desenvolver problemas nas artérias, no caso de uma lesão não ser identificada e tratada a tempo, leva à gangrena.
A educação e a conscientização dos pacientes são cruciais para evitar desfechos negativos com o pé diabético. Existem algumas orientações fundamentais para realizar a prevenção, confira:
🔹 Não fazer compressas nos pés, nem quente nem fria;
🔹 Usar meia sem costura ou usá-la com a costura para fora;
🔹 Não remover cutículas das unhas dos pés;
🔹 Não usar sandálias com tiras entre os dedos;
🔹 Cortar as unhas retas e acertar os cantos com lixa de unhas;
🔹 Hidratar bem os pés;
🔹 Nunca andar descalço;
🔹 Olhar sempre a planta do pé e tratar logo qualquer arranhão ou ferimento;
🔹 Não usar sapato apertado ou de bico fino;
🔹 Tratar as calosidades com profissionais da saúde;
🔹 Olhar o interior do sapato antes de usá-lo;
🔹 Enxugar bem entre os dedos depois do banho.
Observando essas medidas simples e mantendo o acompanhamento médico, é possível diminuir o risco de complicações. Previna-se! Consulte o Dr. Simon Benabou, cirurgião vascular e endovascular.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Simon Benabou Cirurgião vascular e endovascularGraduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com Residência nas áreas de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
CRM–SP nº 144283