Varizes pélvicas: o que são, quais os sintomas e tratamento?

Apesar das varizes serem um problema conhecido, muitas pessoas não conhecem as varizes pélvicas.

Pouco é falado a seu respeito, mas esse tipo de varize atinge 3 a cada 10 mulheres, segundo pesquisa

O número é reflexo do desconhecimento das pacientes sobre os sintomas e sinais da doença.

Pensam que o desconforto na região pélvica é normal e ignoram os sintomas desse problema.

Pensando nisso, vamos te explicar melhor o que são, quais os sintomas e o tratamento para varizes pélvicas.

Vamos lá?

O que são varizes pélvicas?

Elas nada mais são do que varizes que afetam a região pélvica. As varizes são veias varicosas que dilatam e se tornam visíveis e salientes.

As pélvicas atingem principalmente as mulheres, surgindo em torno das trompas, ovários e útero.

Essa região possui veias essenciais para drenagem venosa.

Quando elas passam por dificuldade em retornar o fluxo sanguíneo em direção ao coração, surgem as varizes pélvicas.

Os principais fatores de risco dessa condição são:

• Histórico familiar positivo;
  • Possuir entre 30 e 50 anos;
  • Sexo feminino
  • Passar longos períodos sentado ou em pé;
  • Estar gestante ou em puerpério;
  • Obesidade e sedentarismo.
Varizes Pélvicas

Quais seus sintomas?

Apesar dos sintomas variarem conforme cada caso, os principais são:

• Dores abdominais crônicas e na pelve;
  • Dores após ou durante relação sexual;
  • Sangramento excessivo durante a menstruação;
  • Varizes na vagina, nádega ou coxas;
  • Varizes testiculares no homem;
  • Sensação de peso na área íntima;
  • Incontinência urinária.

Identificar as varizes pélvicas nem sempre é fácil, pois os sintomas podem ser confundidos com outras condições (gastrite, endometriose, cólica).

Por isso, é fundamental procurar um médico aos primeiros sinais!

Diagnóstico da varizes pélvicas

O diagnóstico de confirmação das varizes é realizado por um cirurgião vascular

Ele avaliará o seu histórico de sintomas, histórico médico e exame físico nas veias superficiais da região pélvica.

Alguns exames podem ser solicitados para garantir o diagnóstico, como a ultrassonografia com doppler transvaginal ou outro exame de imagem, como Ressonância Magnética e Tomografia, com objetivo de mapear as veias varicosas.

O ultrassom Doppler utiliza ondas sonoras para avaliar o calibre das veias e com isso, precisar o grau da doença.

Após identificar as singularidades do seu caso, será delineado o melhor tratamento!

Quais as formas de tratamento?

O tratamento depende da fase da doença e da gravidade das varizes.

Nos momentos iniciais, o tratamento pode ser tentado por medicamentos para amenizar os sintomas e reduzir a dilatação das veias.

Já em estágios avançados, quando as medicações são insuficientes para melhora do quadro, é necessário haver intervenção cirúrgica.

O procedimento é a embolização, feita por um pequeno orifício na virilha ou braço, em que pequenas molas e substâncias agressivas aos vasos são inseridas no interior das veias, bloqueando o refluxo de sangue para esse território.

Saiba qual o melhor tratamento para o seu caso

Agende já uma consulta com o cirurgião vascular Simon Benabou!