Horario de Atendimento:
Segunda à Quinta: das 8h às 18h
Sexta: das 8h às 17h

Cirurgia Vascular e Endovascular

A cirurgia vascular é a área da medicina em que são tratados os vasos sanguíneos, incluindo o sistemas arterial, venoso e linfático. 

Nossa especialidade surgiu entre as décadas de 40-50, com intervenções cirúrgicas de forma tradicional, como por exemplo para o tratamento de varizes, em que são feitas pequenas incisões na pele, de onde o médico retira as veias que apresentam problemas, ou até incisões mais profundas para desconectar veias mais calibrosas como as safenas. Aneurismas (dilatações nos vasos) ou obstruções eram também exclusivamente tratadas de forma convencional aberta.

A partir das décadas de 80-90, houve uma revolução nos tratamentos oferecidos pela especialidade, com a introdução das terapêuticas por via endovascular. Isso modificou a morbidade e mortalidade de muitas cirurgias, como a correção de aneurismas abdominais, trazendo um leque muito amplo de opções de resolução de cada uma das doenças vasculares.

A cirurgia endovascular portanto, é uma subespecialidade (área de atuação) da cirurgia vascular e, como o próprio nome diz, ocorre por dentro dos vasos. Sendo assim, é usada para o tratamento das doenças circulatórias, ou seja, dos vasos sanguíneos, arteriais ou venosos. 

Enquanto a cirurgia vascular convencional usa de incisões que se iniciam na pele e se prolongam por entre o interior do organismo, onde se localiza o vaso a ser tratado, a cirurgia endovascular alcança o local acometido por punções, que nada mais é do que a penetração do vaso por uma agulha de menos de 3 mm, por onde serão introduzidos materiais especializados.

Outras áreas de atuação de um cirurgião vascular incluem a Angiologia, que cuida exclusivamente de doenças de tratamento clínico vascular e a Ultrassonografia com Doppler Vascular, exame de fundamental importância para diagnóstico da maioria das doenças que acometem a circulação.

Para atuar em qualquer uma dessas áreas, o cirurgião vascular deve ser treinado e necessita confirmar proficiência dos assuntos em provas de título de especialista realizadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular.

A especialidade continua se modernizando atualmente com ampliação contínua do arsenal de dispositivos endovasculares (endopróteses, fios guias, cateteres, stents…) e com surgimento de tratamentos relativamente recentes e inovadores como:

  • Laser: usado principalmente no tratamento de varizes, atravessando a pele e indo direto para a parede de veias superficiais, ou em  cirurgias de veias internas, especialmente safenas. Neste caso, é introduzida uma fibra óptica na veia e acompanhada através de ultrassom. Ele funciona liberando calor (energia térmica), aquecendo as varizes e causando uma reação inflamatória, “queimando” o vaso doente.
  • Radiofrequência: método minimamente invasivo, utiliza a energia de radiofrequência utilizada para aquecer as paredes das veias. 
  • Escleroterapia com espuma: procedimento mais simples que não necessita de incisões ou internações. Com o auxílio de um aparelho de ultrassom, o médico injeta uma espuma especial na veia danificada com a intenção de destruí-la quimicamente. 

Para realizar qualquer um dos procedimentos citados, é importante contar com um cirurgião vascular de confiança, capacitado e especializado em todas as técnicas de tratamento, para que possa indicar o melhor tratamento levando em consideração caso a caso. 

O Dr. Simon Benabou é especialista em cirurgia vascular e endovascular pela SBACV e domina as diversas técnicas de tratamento. Agende sua consulta para saber qual o método mais indicado para você!

Blog e Notícias