Flebite ou Tromboflebite

Trata-se de uma reação inflamatória da parede e dos tecidos ao redor de uma veia superficial, com  ou sem a presença de um trombo em seu interior. Ela provoca inchaço, vermelhidão e dor no local afetado. São inúmeras suas causas. Contudo, as mais comuns são o uso de medicação intravenosa, traumas e varizes.

Inclusive, ela pode ser a manifestação inicial de doenças mais graves, como câncer e doenças reumatológicas. O coágulo sanguíneo pode se formar em qualquer veia periférica, mas o local mais frequente costuma ser nas veias da perna.

Quais são os sintomas da Flebite ou Tromboflebite?

Entre os mais comuns estão: dor, vermelhidão, calor e endurecimento palpável no trajeto da veia acometida.

Ao verificar-se essa situação, é recomendado ir ao hospital para que o médico solicite a realização de uma ultrassonografia com Doppler que confirma o diagnóstico e sua extensão.

Quando a tromboflebite se estende para o sistema venoso profundo, geralmente os sintomas de dor e inchaço se intensificam para todo o membro acometido. Nessas condições o quadro é considerado grave, pois existe risco do coágulo sanguíneo deslocar-se e provocar embolia pulmonar. Dessa forma, caso sejam identificados os sintomas, recomenda-se o tratamento mais breve possível, na maioria das vezes sob internação hospitalar.

Existem fatores de risco para a Flebite ou Tromboflebite?

Sim. Como dito anteriormente, acessos venosos recentes e varizes estão entre os principais fatores de risco para a condição.

No caso das varizes, como a veia superficial encontra-se dilatada, o sangue progride pela veia de maneira mais lenta, predispondo a coagulação do sangue, levando a  um quadro de tromboflebite da veia varicosa.

Em acesso venoso, a própria punção já apresenta uma agressão ao vaso. E isto, em si, já pode desencadear um quadro de tromboflebite. Além disso, o medicamento infundido é capaz de lesar a parede da veia, desencadeando o mesmo processo.

Tratamento

A princípio, todo tratamento depende da causa, extensão e da veia acometida. Realiza-se com calor local e medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos. Em alguns casos, é necessário o uso de medicação anticoagulante para evitar progressão para trombose venosa profunda.

Tromboflebite superficial

Para os casos superficiais da condição, recomenda-se:

• Uso de gaze molhada e óxido de zinco (ajuda no alívio dos sintomas);
  • Massagem com pomadas anti-inflamatórias do local afetado;
  • Repouso com o membro acometido elevado, com auxílio de um travesseiro, por exemplo;
  • Uso de meias de compressão elástica.
  • Compressas geladas na fase mais inflamatória e mornas posteriormente

Há também o uso de medicamentos anticoagulantes.

Trombose venosa profunda

O tratamento da TVP é direcionado para evitar a formação de mais trombos em torno do coágulo já existente, prevenindo assim complicações cardíacas ou pulmonares.

Em alguns raros casos, o médico pode ainda recomendar a realização de cirurgia para remoção das veias com o coágulo.

Você ainda tem dúvidas sobre a flebite ou tromboflebite? Entre em contato com o Dr. Simon Benabou!

Blog e Notícias