Obstrução Arterial Periférica

A obstrução arterial periférica é uma condição que ocorre em virtude do estreitamento ou obstrução dos vasos sanguíneos arteriais, responsáveis por levar o sangue para as extremidades como braços e pernas.

Esse estreitamento e obstrução estão ligados, geralmente, pelo acúmulo de placas de gordura e cálcio nos vasos sanguíneos. Uma condição conhecida como aterosclerose.

Geralmente, esta condição acomete mais os membros inferiores do que os superiores. Além disso, costuma atingir de 10 a 25% da população acima dos 55 anos. Outro fator da doença, é que cerca de 80% dos pacientes são assintomáticos, ou seja, não apresentam qualquer queixa ligada à doença.

Quais são os principais sintomas da obstrução arterial periférica?

Como dito anteriormente, a grande parte das pessoas não apresenta sintomas. Dessa forma, a doença progride silenciosamente, e acaba se manifestando, quando se torna grave. Dentre os sintomas mais comuns, podemos citar:

• Sensação de queimação ou cansaço nos músculos da perna, como panturrilha.
  • Dor nas pernas ao caminhar, que melhora com o repouso;
  • Perda dos pulsos arteriais;
  • Formação de úlceras arteriais (em casos graves, pode ocorrer necrose);

Esses sintomas costumam piorar durante o sono à noite, ou sempre que os membros estiverem elevados. Isto acontece, porque nas posições deitado e com as pernas para cima, o fluxo de sangue para as pernas e pés diminui contra a força da gravidade.

Por fim, esta condição pode afetar todos os vasos sanguíneos do organismo. Assim, pessoas com obstrução arterial periférica têm mais risco de desenvolver outras doenças cardiovasculares como AVC ou infarto do miocárdio, por exemplo.

Quais são os principais fatores de risco da obstrução arterial periférica?

Existem diversos fatores associados para o aparecimento da condição. Entre eles, podemos citar:

• Doenças cardíacas;
  • Tabagismo;
  • Sedentarismo;
  • Pressão arterial elevada;
  • Colesterol elevado;
  • Alimentação rica em gordura.
  • Histórico familiar positivo
  • Obesidade

Como é o tratamento?

Além de mudanças nos hábitos de vida (hábitos saudáveis), o médico poderá indicar medicamentos para controle do colesterol e para evitar a formação de trombos no sangue, além da obstrução das artérias.

O tratamento cirúrgico é reservado para os casos em que a falta de sangue gerada pelas obstruções passa a ser crítica ao membro, levando a dores contínuas, formação de feridas e prejuízo na qualidade de vida do paciente.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto, entre em contato com o Dr. Simon Benabou!