Trombose venosa profunda

A Trombose Venosa Profunda (TVP) acontece quando um coágulo sanguíneo (trombo) se forma em uma ou mais veias profundas do corpo, geralmente localizadas na perna. Ela pode ser desde assintomática (não causar sintoma algum), até causar fortes dores e inchaços nas pernas.

Além disso, a doença pode evoluir para quadros muito graves, pois os coágulos na veia podem se soltar, circular pela corrente sanguínea e alojar-se nos pulmões, bloqueando, dessa forma, o fluxo de sangue neste órgão (embolia pulmonar).

Quem tem maior risco de desenvolver trombose?

A princípio, os coágulos sanguíneos de trombose profunda podem ser causados por qualquer obstrução que impeça o sangue de percorrer seu fluxo natural. Dessa forma, a imobilidade prolongada, que obriga a pessoa a ficar horas na mesma posição, é a principal causa. Lesões nos vasos e desequilíbrio nos fatores de coagulação do sangue também são responsáveis pela formação de trombos.

Assim, correm o risco de desenvolver trombose venosa profunda pessoas:

• Com câncer;
  • Com idade superior aos 65 anos;
  • Obesas;
  • Com histórico familiar positivo para tromboses venosas;
  • Mulheres que fizeram reposição hormonal com estrogênio;
  • Que fazem uso de pílula anticoncepcional;
  • Com imobilidade prolongada (cirurgia recente, depressão, sedentarismo, etc)
  • Que tiveram acidente grave com grandes ferimentos e fratura de ossos.

Quais são os sintomas associados a trombose venosa profunda?

Em suma, os principais sintomas de trombose venosa profunda, incluem:

• Inchaço da perna afetada;
  • Dores na panturrilha ao movimentar o pé ou tocar;
  • Vermelhidão

Como dito anteriormente, ela pode ser assintomática ou com sintomas restritos ao membro afetado. Caso o quadro evolua para uma embolia pulmonar, os sintomas podem incluir:

• Pulsação elevada;
  • Dor no peito;
  • Falta de ar súbita.
  • Tosse acompanhada de sangue;

Complicações

Além da embolia pulmonar (artérias do pulmão que estão obstruídas por um coágulo de sangue, ar, gordura ou células cancerosas, impedindo a passagem de sangue e provocando a morte progressiva da região), o paciente pode apresentar a Síndrome pós trombótica.

Ela surge após um caso de trombose profunda e ocorre quando o coágulo sanguíneo causador da trombose não é completamente curado, passando a bloquear o fluxo sanguíneo e a prejudicar a válvula responsável por garantir que o sangue flua na direção correta.

Muito comum em pessoas obesas, que tiveram episódios de trombose na mesma perna ou desenvolveram um coágulo de sangue na parte superior ou na região pélvica.

Qual a melhor forma de evitar a trombose venosa profunda?

Em síntese, a prevenção da condição está associada ao controle dos fatores de risco citados, ou seja, ao retorno do paciente às atividades normais assim que se recuperar de uma cirurgia, evitar o sedentarismo, movimentar-se durante longas viagens, evitar sobrepeso e controlar o colesterol, etc.

Você ainda tem dúvidas sobre a trombose venosa profunda? Entre em contato com a equipe do Dr. Simon Benabou!

Blog e Notícias