Úlcera Venosa

A úlcera venosa é uma lesão crônica associada à hipertensão venosa de membros inferiores. Em outras palavras, é um tipo de ferida que surge principalmente nas pernas, devido a insuficiência venosa.

Sua formação é devida a falta de retorno de sangue venoso, com extravasamento de conteúdo das veias e prejuízo na drenagem de toxinas dos tecidos pelas mesmas. Dessa forma, não cicatrizam facilmente, além de promover inchaço e escurecimento na pele. Apesar de não ser uma condição fatal, causa grande desconforto e pode até mesmo gerar incapacidade para o indivíduo.

Quais são os sintomas da Úlcera Venosa?

Além de uma ferida bastante característica, geralmente na parte interna do tornozelo, que se torna profunda, com bordas definidas e fundo de cor vinhosa, a úlcera venosa apresenta outros sintomas, como:

• Edema da perna;
  • Dor de intensidade variável (geralmente pouca);
  • Pele seca e descamação;
  • Coceira;
  • Vermelhidão e mal cheiro quando infeccionada;
  • Escurecimento da pele (dermatite ocre)
  • Presença de varizes.

Todo seu diagnóstico é realizado a partir da exame físico criterioso da área, com localização, tamanho, profundidade, presença de líquido e inchaço na região. As pessoas com maior risco de desenvolverem úlceras venosas são as que já tiveram uma úlcera de perna ou que apresentam varizes em estados avançados.

Tratamento da Úlcera Venosa

Em suma, o principal objetivo do tratamento da condição envolve a prevenção do surgimento de novas úlceras, alívio da dor, melhora da circulação venosa e promoção da cicatrização da úlcera já presente.

A princípio, recomenda-se a limpeza diária da ferida, para evitar que ocorram infecções. Ela deve ser feita com auxílio de soro fisiológico, que não interfere no processo de cicatrização. Após, é recomendado um curativo com hidrogel, papaína ou colagenase, que são substâncias que possuem a capacidade de remover o tecido morto e facilitar a cicatrização.

Uma das associações no tratamento para a úlcera Venosa é a terapia compressiva. Ela consiste no uso de meias ou faixas compressivas, que têm como objetivo estimular a circulação local, diminuindo o inchaço e risco de formação de novas feridas. Seu uso deve ser prescrito por médico vascular.

Além disso, é importante também movimentar a perna, por meio de caminhadas ou exercícios de fisioterapia. Elas ativam a circulação local e diminuem o congestionamento de sangue.

Como posso prevenir o aparecimento da úlcera venosa?

A melhor forma de tratamento é a prevenção. Assim, entre algumas medidas específicas que devem ser tomadas, incluem:

• Ter uma alimentação equilibrada e uma ingestão de líquidos adequada, o que promove melhores condições para a cicatrização da ferida;
  • Proteger as pernas de forma a evitar a exposição ao calor ou frio excessivos;
  • Evitar traumas que possam iniciar uma ferida;
  • Manter uso de hidratantes para evitar a pele seca e a coceira relacionada a descamação nas pernas (maior causa para o início da ferida)
  • Combater a obesidade;
  • Fazer exercício físico diariamente, principalmente realização de caminhadas;
  • Elevar os pés da cama de 12 a 15 cm (de forma a promover o retorno do sangue nas veias e diminuir o edema das pernas);
  • Usar meias elásticas diariamente

Você ainda tem dúvidas sobre a úlcera venosa? Entre em contato com o Dr. Simon Benabou para saber mais informações!

Blog e Notícias