Varizes Pélvicas

Tratam-se de veias dilatadas que surgem no interior da pelve, parte mais inferior do abdome, principalmente na mulher.

Elas manifestam-se ao redor do útero, trompas e ovários, dificultam o retorno do fluxo de sangue para o coração e podem causar dores crônicas abdominais.

Nos homens, as mais comuns são as que aparecem nos testículos. Trata-se de uma condição chamada de varicocele.

Caso existam sintomas, inicialmente pode ser tentado controle através de medicamentos. Em casos mais avançados, é necessária cirurgia. Dessa forma, é importante a consulta médica para saber qual a melhor forma de tratamento.

Quais os sintomas mais comuns das varizes pélvicas?

Em condições normais, a maioria das varizes pélvicas são assintomáticas. Contudo, algumas mulheres podem apresentar:

• Incontinência urinária;
  • Aumento da menstruação;
  • Dor durante o contato íntimo;
  • Dor abdominal;
  • Varizes visíveis na região da vagina, coxas e nádegas;
  • Sensação de peso na região íntima.

Geralmente, os sintomas melhoram quando a mulher está sentada ou deitada. Nessas condições, o sangue tem mais facilidade de voltar ao coração.

Quais são as causas das varizes pélvicas?

Primordialmente, as varizes pélvicas costumam aparecer após a gravidez. Contudo, suas causas estão ligadas também a fatores genéticos.

Em casos de gravidez, elas ocorrem devido a necessidade do corpo em dilatar as veias nessa região para transportar todo sangue necessário para a gestação, processo induzido pelas intensas mudanças hormonais no corpo feminino nessa fase.

Qual o tratamento para as varizes pélvicas?

Como já dito anteriormente, as varizes pélvicas podem ter seus sintomas controlados através de cirurgias e/ou remédios. Os medicamentos orais ajudam na diminuição da dilatação das veias e melhora dos sintomas.

O tratamento multidisciplinar, envolvendo ginecologista e cirurgião vascular é essencial.

O diagnóstico inicial é feito pelo ginecologista, que deve sugerir a possibilidade do tratamento endovascular para as pacientes em que o tratamento medicamentoso não esteja sendo suficiente.

O tratamento cirúrgico envolve a embolização das varizes pélvicas. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, realizado sob punção, através da virilha ou jugular. São acessadas as veias gonadais e aplicadas substâncias esclerosantes e/ou molas metálicas para ocluir o refluxo de sangue patológico no interior desses vasos em definitivo.

Você tem dúvidas sobre o assunto? Agende sua consulta com o Dr. Simon Benabou!

Blog e Notícias