Horario de Atendimento:
Segunda à Quinta: das 8h às 18h
Sexta: das 8h às 17h

Vasinhos

Os vasinhos, também chamados de teleangiectasias, que normalmente surgem nas pernas, são consequência de variações hormonais e/ou aumento pressórico no sistema venoso mais superficial. 

A partir daí, surgem ramos com sangue, de cores avermelhadas ou arroxeadas, que ficam visíveis devido às suas paredes praticamente transparentes.

Podemos citar entre os fatores que contribuem para o surgimento de vasinhos:

  • A idade: após os 30 anos a incidência dos vasinhos aumenta por causa do desgaste das válvulas que trabalham para fazer o sangue voltar da região inferior do corpo para o coração;
  • O histórico familiar: quanto maior o número de casos registrados em uma família, maiores as chances dos seus descendentes apresentarem o mesmo quadro;
  • O sexo: a incidência de vasinhos nas mulheres é mais frequente. Isso porque, em função dos hormônios produzidos durante o período da menstruação, gravidez e menopausa, elas têm maior propensão a terem suas veias dilatadas, fato diretamente ligado ao aparecimento de vasinhos;
  • Consumo de álcool;
  • Obesidade;
  • Ficar muito tempo de pé na mesma posição: isso ocorre mais em profissões como cabeleireiras, professoras e vendedoras de lojas.

Para prevenir o aparecimento de vasinhos é indicada a realização de exercícios físicos para manter a circulação sempre bem ativa. 

O diagnóstico de telangiectasia é feito basicamente em consultório, mas podem ser necessários exames de laboratório e de imagem, que são indicados com o objetivo de descartar outras doenças relacionadas e avaliar a saúde dos sistemas de drenagem venosa mais profundos. 

Principais tratamentos para vasinhos

A boa notícia, principalmente para aqueles que são ligados à estética, é que os vasinhos nas pernas podem ser eliminados através da realização de uma técnica chamada de escleroterapia, também conhecida por “aplicações”.

Esta técnica pode ser feita em consultório médico e recorre à utilização de agulhas muito finas e curtas, por onde uma substância irritativa é injetada dentro do vasinho para interromper o seu fluxo de sangue. Isso seca estes vasinhos, eliminando o caminho da circulação sanguínea. No caso dos vasinhos no rosto, o tratamento normalmente é feito por meio do laser transdérmico, pela menor chance de complicações indesejadas.

Além de secar os vasinhos, o especialista ainda pode indicar a realização de dieta e exercícios físicos, assim como recomendar o uso de meias elásticas e um controle hormonal para prevenir o surgimento de novos vasinhos.

Caso note o surgimento de vasinhos, independentemente da parte do corpo, é fundamental procurar ajuda médica para excluir a possibilidade de algo mais grave.

Entre em contato com o Dr. Simon Benabou para avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado.

Blog e Notícias