Os vasinhos, também chamados de teleangiectasias, que normalmente surgem nas pernas, são consequência de variações hormonais e/ou aumento pressórico no sistema venoso mais superficial.
A partir daí, surgem ramos com sangue, de cores avermelhadas ou arroxeadas, que ficam visíveis devido às suas paredes praticamente transparentes.
Podemos citar entre os fatores que contribuem para o surgimento de vasinhos:
Para prevenir o aparecimento de vasinhos é indicada a realização de exercícios físicos para manter a circulação sempre bem ativa.
O diagnóstico de telangiectasia é feito basicamente em consultório, mas podem ser necessários exames de laboratório e de imagem, que são indicados com o objetivo de descartar outras doenças relacionadas e avaliar a saúde dos sistemas de drenagem venosa mais profundos.
A boa notícia, principalmente para aqueles que são ligados à estética, é que os vasinhos nas pernas podem ser eliminados através da realização de uma técnica chamada de escleroterapia, também conhecida por “aplicações”.
Esta técnica pode ser feita em consultório médico e recorre à utilização de agulhas muito finas e curtas, por onde uma substância irritativa é injetada dentro do vasinho para interromper o seu fluxo de sangue. Isso seca estes vasinhos, eliminando o caminho da circulação sanguínea. No caso dos vasinhos no rosto, o tratamento normalmente é feito por meio do laser transdérmico, pela menor chance de complicações indesejadas.
Além de secar os vasinhos, o especialista ainda pode indicar a realização de dieta e exercícios físicos, assim como recomendar o uso de meias elásticas e um controle hormonal para prevenir o surgimento de novos vasinhos.
Caso note o surgimento de vasinhos, independentemente da parte do corpo, é fundamental procurar ajuda médica para excluir a possibilidade de algo mais grave.
Entre em contato com o Dr. Simon Benabou para avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado.