Hoje em dia é possível tratar as varizes com o laser transdérmico, que representa uma espécie de luz muito focada que, ao ser aplicada sobre a pele, aquece o sangue e promove a contração da veia, e, consequentemente, a oclusão do vaso.
Dependendo do caso, a aplicação do laser pode ser realizada em conjunto com outro método de escleroterapia, para potencializar o resultado. No entanto, somente o cirurgião vascular é capaz de definir qual a melhor técnica a ser empregada no tratamento de varizes e vasinhos.
De modo geral, o laser transdérmico é mais indicado e obtém os melhores resultados no tratamento de telangiectasias e varizes de pequeno calibre, até 3,5 mm. Sendo assim, no caso das varizes calibrosas, o aquecimento e a contração gerada pela ação do laser aplicado sobre a pele não é o suficiente para tirá-las de circulação.
O laser transdérmico é contraindicado para gestantes, pacientes que possuem doenças de pele ou indivíduos que fazem uso de medicações fotossensibilizantes.
Já pessoas com a pele mais escura podem realizar esse tratamento para varizes, mas precisam ter um cuidado maior, pois absorvem mais o calor do laser, devido à maior quantidade de melanina. Para evitar qualquer problema mais sério, em pacientes com essa característica, o médico precisa diminuir a intensidade da luz.
Em suma, a recuperação do tratamento com laser transdérmico é rápida. Sendo que no mesmo dia, o paciente já pode dirigir e voltar a sua rotina normal. No dia seguinte, já é permitido realizar atividades físicas. Todo o tratamento é feito sem a necessidade de internação hospitalar.
Além disso, uma semana antes e depois da aplicação do laser é importante não expor a pele ao sol, já que o órgão fica fotossensível.
É importante alertar o paciente, pois em alguns casos pode haver vermelhidão temporária, alteração da pigmentação e formação de crostas. No entanto, quando ocorrem, estes sinais costumam desaparecer após a primeira semana.
Podemos citar como os principais benefícios do laser transdérmico no tratamento de vasinhos e varizes:
Agora que você já conhece como funciona o laser transdérmico no tratamento de vasinhos e varizes, entre em contato com o Dr. Simon Benabou para avaliar o seu caso e saber se a técnica está indicada!