O que é Cirurgia Endovascular?

Vamos responder uma dúvida que vem se espalhando nos últimos anos: “o que é cirurgia endovascular?”.

A popularização desse procedimento é um dos principais motivos para o crescimento das dúvidas a seu respeito.

Uma intervenção cirúrgica que é menos invasiva e possui tempo de recuperação consideravelmente menor é algo interessante, não é?

É o caso da cirurgia endovascular!

Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto, fique conosco e poderá conferir os seguintes tópicos:

• O que é Cirurgia Endovascular?
  • Como é feita a Cirurgia Endovascular?
  • Quanto tempo dura uma cirurgia endovascular?
  • Qual a diferença entre cirurgia vascular e endovascular?
  • Dr. Simon Benabou: cirurgião vascular e endovascular!

Vamos lá!

O que é Cirurgia Endovascular

O que é Cirurgia Endovascular?

A cirurgia endovascular é um procedimento cirúrgico que objetiva tratar doenças no sistema circulatório.

Como o seu próprio nome aponta, em razão do termo “endo”, esse procedimento atua por dentro dos vasos, evitando incisões e cortes.

Assim, ela é minimamente invasiva e promete ter uma recuperação muito mais rápida que outras modalidades de cirurgia!

Vamos entender como ela é feita?

Como é feita a Cirurgia Endovascular?

Através da inserção de cateteres nos vasos sanguíneos do paciente, os médicos poderão evitar cortes na pele igual nas cirurgias convencionais.

Esses cateteres são controlados à distância, por meio de equipamentos que permitem a visualização das veias e artérias por dentro.

Assim, o médico poderá realizar a desobstrução de vasos, assim como outros tratamentos necessários para cada caso.

Essa tecnologia possibilita tratar doenças graves, em partes do corpo de difícil acesso e, por não ser invasiva, os pacientes terão alta mais cedo.

Outro benefício é a diminuição do índice de infecções e outras complicações, já que o próprio período de internação e recuperação é menor.

Entre as doenças mais comuns tratadas pela cirurgia endovascular, podemos citar:

• aneurismas;
  • tumores;
  • miomas;
  • varizes;
  • doença arterial periférica;
  • obstrução de artérias;
  • entre outras.

Agora vamos falar sobre quanto tempo dura essa cirurgia!

Quanto tempo dura uma cirurgia endovascular?

Exatamente quanto tempo dura uma cirurgia endovascular irá depender da doença tratada e do estado do paciente.

Ou seja, cada caso é um caso.

Para você ter uma noção, uma doença na qual uma cirurgia tradicional levaria entre três a cinco horas, pode se tornar apenas uma hora se for endovascular.

Ainda, o tempo de recuperação também será consideravelmente menor.

Qual a diferença entre cirurgia vascular e endovascular?

A grande diferença entre a cirurgia vascular e a cirurgia endovascular é a forma pela qual o médico terá acesso aos vasos que precisam ser tratados.

Isso porque na cirurgia vascular são realizadas incisões que se iniciam na superfície da pele e se prolongam pelo interior do organismo até chegar ao vaso.

Ou seja,  uma intervenção um pouco mais invasiva, que pode aumentar consideravelmente a duração da cirurgia e também o tempo de duração.

Dr. Simon Benabou: cirurgião vascular e endovascular!

Este conteúdo lhe foi útil? Espero que sim! Leia outros em meu blog!

Dr. Simon Benabou preza por um tratamento de excelência nas doenças vasculares!

Com dedicação e compromisso a cada paciente para atingir o melhor resultado no tratamento.

Para realizar uma consulta, basta clicar aqui!